quarta-feira, 2 de maio de 2012

Guaraqueçaba, litoral do Paraná

História de Guaraqueçaba
O município foi colonizado por portugueses em 1545, sendo o primeiro do solo paranaense. Em 1638 - 1646 Gabriel de Lara, o fundador da Capitania de Paranaguá, descobriu uma rica lavra de ouro nas encostas da Serra Negra. Revelado o achado, vieram os mineiros e os aventureiros para explorar os rios socavando o ouro de lavagem em diversos locais. Em seguida chegaram os jesuítas, que fundaram em Superagüi o primitivo núcleo populacional da região. Foi só no século passado, quando Cipriano Custódio de Araújo e José Fernandes Correia construíram uma capela no morro do Quitumbê, que foram surgindo em torno dela as primeiras edificações, formando em pouco tempo o povoado, que foi elevado em 1854 à Freguesia.
Sendo em 1880 à Município e em 1938 anexado novamente a Paranaguá como simples distrito. Em 1947 sua autonomia foi restaurada e o Município novamente instalado.
Em tupi-guarani, Guaraqueçaba significa lugar de muito guará, uma ave semelhante a uma garça de cor avermelhada, que era abundante na região.


        
Antônio Lisboa de Miranda
Acervo Familiar: Rusibel Stacheski





































 
 


PARA VOLTAR AO INÍCIO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

PREVIOUS                 PÁGINA ANTERIOR

PARA VOLTAR AO INÍCIO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

FOTOS DE CURITIBA






Nenhum comentário:

Postar um comentário