terça-feira, 8 de maio de 2012

Matinhos, Paraná (fotos antigas)

Matinhos

Matinhos é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2004 era de 30.781 habitantes. Possui 36 balneários, iniciando no balneário Jardim Monções, onde faz divisa com o município de Pontal do Paraná, e vai até o famoso Balneário de Caiobá, onde faz a divisa com Guaratuba.

Etimologia
Matinhos é palavra formada pelo termo “mato” acrescida do sufixo nominativo masculino plural “inhos”. O termo “mato” é substantivo masculino de “mata”, e origina-se do latim tardio “matta”, terreno onde medram plantas agrestes.
Origem Histórica: Matinhos, que ganhou este nome pela abundância de vegetação rasteira (restinga), típica da planície litorânea paranaense, sofreu influência sociocultural dos povoadores de Paranaguá e, posteriormente, dos de Guaratuba, por se tratar de ponto intermediário entre os dois municípios.
O clima da região é o temperado super úmido. A temperatura média anual gira em torno dos 18ºC, com uma máxima média de 26ºC e uma mínima de 15ºC. Dados da cidade Matinhos
Estado: Paraná
Região: Sul
População: 32 240 habitantes
DDD: (41)

Distâncias
Paranaguá: 48 km
Joinville (estado de Santa Catarina): 90 km
Curitiba: 111 km
Ponta Grossa: 229 km
Florianópolis (estado de santa Catarina): 265 km
Guarapuava: 372 km
São Paulo (estado de São Paulo): 473 km
Londrina: 501 km
Maringá: 545 km
Cascavel: 625 km
Porto Alegre (estado do Rio Grande do Sul): 735 km
Foz do Iguaçu: 750 km

A cidade de Matinhos possue boas opções de hospedagem e restaurantes. O destaque culinário vai para os pratos à base de frutos do mar.
 Fotos: acervo Prefeitura de Matinhos








































Clique em postagens mais antigas, logo abaixo, para continuar vendo nosso antigo litoral.

3 comentários:

  1. É uma cidade linda, adoro passar as férias lá!

    ResponderExcluir
  2. Linda praia, adoro passar as férias lá!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonitas as suas fotos. Sou de Matinhos, e estou montando uma página no facebook chamada Matinho direto do túnel do tempo. Gostaria de saber se o senhor me dá autorização para publicar suas fotografias... Desde já fico muito agradecida.

    ResponderExcluir